quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ARQUIMEDES


Arquimedes (287-212 A.C.)
Arquimedes foi o maior matemático da época clássica ocidental e alguns o consideram o maior matemático da história. Ele nasceu em Siracusa, na ilha da Sicília, e na juventude visitou Alexandria, o centro cultural da Grécia. Ali fez amizade com os sucessores de Euclides, na Academia, amizades essas que duraram toda a vida. Retornando a Siracusa, estabeleceu farta correspondência científica com esses cientistas ao mesmo tempo em que compartilhava suas realizações científicas. Em um incidente famoso durante a tomada de Siracusa, um soldado romano matou Arquimedes enquanto o famoso cientista tentava finalizar um problema matemático.
A obra de Arquimedes pode ser dividida em três categorias bastante sobrepostas: geometria; física e mecânica; e dispositivos de engenharia. O mais importante legado de Arquimedes deu-se no campo da geometria, no qual ele afirmou e provou teoremas que determinaram as áreas de certas regiões planas demarcadas por curvas e as áreas de determinadas áreas tridimensionais (os chamados problemas de quadratura). Similarmente, Arquimedes estabeleceu os volumes de determinados sólidos tridimensionais demarcados por superfícies curvas (as chamadas curvaturas). Seu mais famoso resultado de quadratura é que a área de um segmento parabólico representa quatro-terços da área do triângulo inscrito. Nesse trabalho, Arquimedes estabeleceu e definiu a soma de uma série geométrica. Ele obteve uma aproximação muito exata da área de um círculo, o que se mostrou equivalente a uma aproximação muito boa do número "pi". Sua obra combinou grande imaginação e criatividade com tremenda precisão. Ele considerava que sua maior realização científica era a prova de que o volume de uma esfera é dois terços do volume do cilindro circunscrito. Com esses resultados de volume e de área, Arquimedes antecipou o cálculo integral. No entanto, o desenvolvimento do cálculo integral teve de esperar até o século dezessete da era moderna, e especialmente o trabalho de Newton e de Leibniz.
Nos campos da física e da mecânica, Arquimedes formulou a lei da alavanca, mostrou a importância do conceito do centro de gravidade e como determiná-lo em muitos objetos e inaugurou um novo ramo: a hidrostática. Enquanto o lugar de Arquimedes na história permanece em relação a suas contribuições para a matemática e a física, durante sua vida sua reputação baseou-se no uso e no valor dos dispositivos mecânicos que inventou. Entre eles incluíam-se as polias compostas, a bomba de parafuso para irrigação, dispositivos ópticos e espelhos, e vários engenhos de guerra, como fortificações, catapultas e espelhos (ou lentes) que incendiavam navios inimigos. Atendendo sua vontade, foi gravada em seu túmulo a figura de um cilindro circunscrito a uma esfera. 

http://www.ufmt.br/icet/matematica/geraldo/biografia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário