terça-feira, 11 de setembro de 2012

NEM SÓ DE FÍSICA VIVE UM GÊNIO

Isaac Newton (1643-1727)
Isaac Newton nasceu no interior da Inglaterra tendo estudado no Trinity College em Cambridge.

Interessava-se muito por Química, mas depois de estudar as obras de importantes matemáticos como Euclides, Oughtred, Kleper, Viéte, Wallis, Galileu, Fermat e Huygens, adquiriu grande conhecimento matemático.

Por ocasião da peste, voltou para casa, pois o colégio foi fechado e neste período fez suas principais descobertas: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores. O teorema binomial foi enunciado pela primeira vez numa carta enviada a Oldenóurg, destinada a Leibniz e, a partir dai, os processos infinitos seriam amplamente usados. Em 1669 publicou "De analysi per aequationes numero terminorum infinitas' (Análise por meio de equações infinitas quanto ao número de termos), onde expôs sua principal descoberta em Matemática, o Cálculo e o método das séries infinitas.

Em 1642 lança o ''Methodus fluxiorum et serierium infinitorum" (Método dos fluxos e séries infinitas aproximando-se bastante dos conceitos de limites e derivadas, onde utiliza o sistema de coordenadas polares. 'Philosophiae naturalis principia mathematica" (Princípios matemáticos da filosofia natural) neste mais admirável tratado cientifico de todos os tempos em 1687 Newton apresenta os fundamentos da Física e da Astronomia, dando preferência aos métodos geométricos sem hesitar, na utilização de seus métodos de Cálculo e séries infinitas. Nesta obra está incluída a maior formulação matemática conseguida por Newton que é a lei da gravitação f = m · a.

Generalizando as leis de Galileu formulou "as leis do movimento de Newton" que, combinadas ás de Kleper e Huygens, lhe deram oportunidades de enunciar o grande princípio unificador de que duas partículas quaisquer do Universo se atraem mutuamente com uma força que varia de modo inversamente proporcional à distância entre elas.

Graças a sua capacidade de manejar a Matemática é que este princípio foi aceito pelos homens de sua época, entretanto, 40 anos se passaram até que a teoria gravitacional de Newton derrubasse a cosmologia de Descartes.

Em 1672, Newton publicou seu 'Philosophical Transaction" (Transação filosófica) onde anunciou aquilo que achava uma das mais estranhas obras da natureza, o fato de a luz branca ser uma simples combinação de raios de diferentes cores, com diferentes índices de refração, o que Ihe custou muitas críticas e ataques.

No seu "Opticks" (Optica), de 1704, usa pela primeira vez dois eixos sem hesitar quanto as coordenadas negativas.

Ainda uma obra de Newton deve ser lembrada, a 'Arithmetica universalis" (Aritmética Universal) com muitas contribuições matemáticas importantes.

Famoso, representou Cambridge no Parlamento Britânico e foi eleito Presidente do Royal Society, cargo que ocupou até o fim da vida, recebendo o título de nobreza da Rainha Anne.

Em 1695, para grande desgosto de Newton, Wallis lhe comunica que na Holanda o cálculo é considerado descoberta de Leibniz, isto acarretou inúmeros fatos desagradáveis, mas provou-se que Newton foi o percursor.

Ao morrer, Newton foi enterrado na Abadia de Westminister com as pompas de um rei.


Fundamentos da Matemática Elementar – Vol. 5 – Samuel Hazzan

Nenhum comentário:

Postar um comentário