quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COMPUTADORES - AS MÁQUINAS COM MEMÓRIA

John Von Neumann (1903 - 1957)

John Von Neumann nasceu em Budapeste; foi professor em Berlim e Hamburgo.
Em 1930, indo para a América do Norte, tornou-se juntamente com Einstein, um dos primeiros membros permanentes do instituto de Estudos Avançados.
Em 1944 e 1946, Von Neumann ajudou a preparar o relatório para o exército sobre capacidade dos computadores e em 1949 o primeiro computador com programa em reserva passou a ser utilizado.
A era da computação eletrônica começou por volta de 1925 no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (M.l.T.) onde se construiu uma grande calculadora com motores elétricos e uma parte mecânica mas ainda muito vagarosa.
Em 1930, a International Business Machines Corporation (IBM) construiu o MARK 1, uma calculadora eletromecânica totalmente automática, superada logo depois pelo ENIAC que era baseado em fluxo de elétrons através de tubos de vácuo, construído devido às necessidades militares da época sendo que um dos responsáveis pelo projeto foi Von Neumann.
Em 1951 surgiu o UNIVAC I, hoje ultrapassado.
Von Neumann é considerado um dos mais versáteis e criativos matemáticos, o primeiro a dar um tratamento novo à Matemática Econômica. Sua obra "Teoria dos Jogos e Conduta Econômica", de 1944, teve papel fundamental no desenvolvimento das Ciências Sociais.
Juntamente com Wiener, dedicou-se à teoria quântica sendo nomeado em 1955 para a Comissão de Energia Atômica Americana.
Von Neumann não só se dedicou à Matemática Aplicada como também fez muitas contribuições à Matemática Pura, em Teoria dos Conjuntos, Teoria dos Grupos, Cálculo Operacional, Probabilidades, Lógica Matemática e Fundamentos.
Em 1929 deu ao "espaço de Hilbert" esse nome e seus principais axiomas bem como sua forma abstrata atual, mostrando valorizar as descobertas anteriores sobre as quais expandiu seu campo de pesquisas.

Fundamentos da Matemática Elementar – Vol. 5 – Samuel Hazzan

Nenhum comentário:

Postar um comentário