sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ADVOGADO ENVOLVIDO COM A ÁLGEBRA


Arthur Cayley (1821 - 1895)
Arthur Cayley nasceu na Inglaterra em 1821 e morreu em 1895. Como estudante em Cambridge ganhou muitos prêmios em Matemática. Graduou-se em Trinity e dedicou-se ao Direito durante catorze anos, o que não impediu suas pesquisas matemáticas.
Em 1839 fundou-se na Inglaterra o “Cambridge Mathematical Journal”, principal veículo de comunicação que contou com inúmeros artigos de Cayley assim como outros jornais científicos, característicos do século XIX.
Em 1843 criou a Geometria Analítica no espaço n-dimensional usando determinantes como instrumento básico e foi o primeiro a estudar matrizes, definindo matriz nula, matriz identidade a partir do que se pode pensar em operações sobre elas. Neste aspecto contou com a colaboração de Benjamim e Charles Peirce.
Em 1846, Cayley escreveu um artigo para o “Jornal de Crelle” estendendo o teorema de espaço tridimensional para um espaço de quatro dimensões.
No “Philosophical Transaction” (Transação Filosófica) em 1868, publicou um desenvolvimento do plano cartesiano a duas dimensões como um espaço de cinco dimensões cujos elementos são as cônicas.
Em 1854 aceitou o cargo de professor em Cambridge e em 1881 proferiu uma série de conferências sobre funções abelianas e função theta.
Cayley escreveu muitos artigos sobre invariantes algébricos e, principalmente nesta teoria, teve a ajuda de seu amigo inseparável Sylvester, tanto que foram chamados “gêmeos invariantes”.
Cayley era essencialmente um algebrista mas contribuiu também para a Geometria e em Análise escreveu “Ensaio sobre as funções elíticas”.
Produziu quantidade imensa de artigos e obras durante sua vida, tanto que neste aspecto chega a competir com Cauchy e Euler.

Fundamentos da Matemática Elementar – Vol. 1 – Gelson Iezzi e Carlos Murakami

Nenhum comentário:

Postar um comentário