quinta-feira, 23 de agosto de 2012

AS MARGENS DOS LIVROS FALAM

Pierre S. de Fermat (1601 - 1665)

Pierre Simon de Fermat nasceu na França e estudou Direito em Toulouse, aí participando do Parlamento Embora muito ocupado, encontrou tempo para estudar Literatura Clássica, Ciências e Matemática, por puro prazer.
Em 1629 iniciou suas descobertas matemáticas depois de ter-se dedicado á restauração de obras perdidas da Antiguidade.
Baseando-se na coleção Matemática de Pappus, descobriu o princípio fundamental da Geometria Analítica: sempre que numa equação se encontram duas variáveis, os pontos que satisfazem á equação formam uma curva.
Em curto tratado, "Introdução aos lugares planos e sólidos'', dá ênfase ao esboço de soluções de equações, começando com uma equação linear e um sistema de coordenadas arbitrária sobre o qual a esboçou. Como apêndice desta obra escreve "A solução de problemas sólidos por meio de lugares”, observando a solução de equações cubicas e quadráticas.
Os trabalhos de Fermat eram muito mais sistemáticos e didáticos do que os de Descartes e sua Geometria Analítica aproxima-se da atual, tendo em mente a existência de mais de duas ou três dimensões, o que nunca conseguiu provar.
Apesar de não conhecer o conceito de limite, em sua obra "Método para achar máximos e mínimos” aproxima-se bastante do cálculo de hoje. Também seu método para mudar a variável e considerar valores vizinhos é essencial em Análise Infinitesimal, usando-o para achar tangentes de curvas. Ainda em Análise, contribuiu com quadraturas, volumes, comprimentos de curvas e centro de gravidade.
Com a restauração do livro "A Aritmética", de Diofante, muito pouco prático e com muitos algoritmos, Fermat passou a desenvolver um importante ramo da Matemática, a Teoria dos Números, da qual é considerado fundador e onde principalmente cuidou dos números primos.
Sua matemática estava escrita em apontamentos desorganizados, em margens de livros ou em cartas que ele não tinha intenção de publicar.
Fermat é considerado o príncipe dos amadores em Matemática, sempre com muitas descobertas, mas que perderam sua prioridade, pois, devido a sua modéstia, quase nada foi publicado.
Fundamentos da Matemática Elementar – Vol. 1 – Gelson Iezzi e Carlos Murakami

Nenhum comentário:

Postar um comentário